Buscar
  • Engrena

Movimento Empresa Júnior: Descubra o tesouro brasileiro dos negócios


Quando ouvimos falar sobre empresa júnior e o que elas fazem, nos deparamos com várias dúvidas: O que são? Como funcionam? Vale a pena? As respostas nos mostram o quanto é importante conhecer mais sobre essas empresas e sobre o Movimento Empresa Júnior (MEJ).


Várias vezes você pode se deparar com a necessidade de um serviço ou produto e ver que as empresas seniores oferecem por um preço acima do ideal. É nesse momento que as empresas juniores (EJ’s) se mostram como a chave para esse problema.


Tem interesse em saber mais? Veremos aqui como as empresas juniores causam mudanças no cenário brasileiro e como elas podem realizar seus projetos de maneira única.






O Movimento Empresa Júnior é um conjunto de Empresas Juniores voltadas para a formação de novos empreendedores capazes de gerar transformações. Para atingir efetivamente seus objetivos, o MEJ se organiza como uma rede integrada de cooperação entre as EJ’s, federações e a confederação.


As Empresas Juniores, por sua vez, são instituições sem fins lucrativos, compostas por universitários e orientadas por um professor especialista na área. Toda a renda que elas geram é destinada para a manutenção da empresa e capacitação dos integrantes.


Ao vermos de perto, observamos que a organização do MEJ é feito inteiramente por estudantes comprometidos, que buscam resultados para suas áreas de atuação com alta qualidade e preço acessível.

Podemos ter ideia sobre o empenho e a confiança que as EJ’s no Brasil e no mundo mostram a partir dos principais dados:


Mundo:

  • Há 1227 EJ’s registradas.

  • Faturam 25 milhões de dólares anualmente.

  • Estão presentes em 44 países.

  • Contam com 50 mil integrantes.

  • São feitos 22 mil projetos anualmente.

Brasil:

  • Apresentam 805 EJ’s confederadas.

  • Faturam mais de 29 milhões de reais.

  • Crescimento econômico de 33% ao ano.

  • Foram feitos mais de 18 mil projetos.


Como veremos a seguir, as virtudes do MEJ surgem junto com sua criação.





A história do Movimento

A origem do MEJ ocorre em Paris, capital da França, no ano de 1967. Os estudantes da Escola Superior de Ciências Econômicas e Comerciais (ESSEC) viram a possibilidade de pôr em ação seu conhecimentos sobre empreendedorismo e complementar suas atividades.


Surge então a primeira EJ do mundo: a Junior Enterprise.


Dois anos depois, seria criada a Confederação Nacional Francesa e, alguns anos mais tarde, estaria se espalhando pelas universidades da Europa esse novo conceito.


O início do Movimento no Brasil acontece em 1988, pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo com a criação da EJFGV. Ainda no mesmo ano, surgem a Poli Júnior e UFBA Jr.


Vendo a necessidade de integrar o MEJ e apresentar uma visão mais objetiva, um grupo de estudantes se juntou para criar uma confederação brasileira: a Brasil Júnior. Seu propósito é regulamentar as EJ’s em âmbito nacional e proporcionar um ambiente de comunicação, cooperação e crescimento do MEJ no Brasil.


O resultado visto em nosso país é, sem dúvida nenhuma, o mais impressionante.

  • Temos o maior número de EJ’s no mundo; somos responsáveis por 65% delas.

  • Arrecadamos 35% do total alcançado por todo o MEJ

  • Realizamos 81% dos projetos feitos no planeta


Agora que sabemos a dimensão que o MEJ alcançou no Brasil, você deve estar se perguntando quais benefícios ele pode trazer para você. Falaremos a seguir os benefícios que o Movimento traz para as pessoas.





O impacto e as vantagens do MEJ

A partir das metas e objetivos traçados pelas EJ’s, percebemos o impacto do Movimento na sociedade. Tanto as empresas como as pessoas físicas e os próprios participantes são beneficiados.


As micro e pequenas empresas (MPE) são responsáveis por 50% dos projetos realizados pelas MEJ no Brasil e existe uma explicação bem simples para isso: preço acessível. A necessidade de reduzir gastos faz com que as elas busquem alternativas favoráveis e as EJ’s atendem a essas expectativas com excelência.


As pessoas físicas contribuem com 31% do número de clientes. Isso revela a preocupação das EJ’s com a comunidade que ela está inserida e o interesse em atender às necessidades da sociedade. Também se vê o alto profissionalismo no atendimento ao cliente, onde oferecem sempre a melhor experiência.


A maior força das Empresas Juniores é o trabalho em equipe. Todos os participantes estão focados na qualidade dos projetos e o aprendizado que é obtido por eles. Essa união proporciona ideias inovadoras e alto nível técnico dos produtos e serviços.


A experiência de participar do MEJ também proporciona uma nova perspectiva para aqueles que pretendem entrar no ramo empresarial. Oferece oportunidades de parcerias, favorece o networking e aplica os conhecimentos adquiridos em sala de forma dinâmica.





Realize com o MEJ


Enfim, vimos como o MEJ é capaz de provocar transformações e melhorias nas vidas das pessoas.


Agora que ficou claro como funciona o Movimento e as oportunidades que ele oferece, chegou a hora de levar seus projetos às EJ’s e obter todas as vantagens disponíveis.












11 visualizações
Logo branco.png

© 2019 por ENGRENA Soluções em Engenharia. Todos os direitos reservados.